Correção (?) da tabela do IRPF em 2015

Post date: May 6, 2014 11:25:27 AM

O Ministério da Fazenda divulgou a nova tabela do imposto sobre a renda da pessoa física (IRPF) a viger no ano-calendário de 2015. Os valores estão atualizados por uma correção de 4,5%, conforme anunciado pela presidentE Dilma no dia 30 de abril no pronunciamento em comemoração ao dia do trabalhador.

No entanto é importante destacar, como já o fizeram algumas entidades, que a correção anunciada sequer repõe as perdas pela inflação projetadas para o ano de 2014, que deve ficar em torno dos 6,5% pelo IPCA (o teto que virou centro da meta de inflação para a atual equipe econômica do governo). Uma nota técnica divulgada no final de 2013 pelo DIEESE apontou que a defasagem entre a tabela do IRPF e a inflação medida pelo IPCA no período de jan/1996 a dez/2013 está acima de 61%, ou seja, a correção de 4,5% vai acentuar essa defasagem.

É claro que poderia ser pior. Basta verificar nessa mesma nota técnica do DIEESE que nos sete primeiros anos do levantamento, período em que Fernando Henrique Cardoso estava no comando da Presidência da República, apenas em um ano (2002) foi aplicado um reajuste na tabela do IRPF. A crítica é que se poderia aproveitar a oportunidade para, se não atenuar, pelo menos estancar a sangria do bolso do trabalhador com uma correção no mesmo nível da inflação oficial.

De qualquer forma é o que temos...

Abaixo a tabela do IRPF para o ano de 2015:

http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/nota-sobre-o-imposto-de-renda-da-pessoa-fisica-01.05.2014/at_download/arquivo

E o valor das deduções:

http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/nota-sobre-o-imposto-de-renda-da-pessoa-fisica-01.05.2014/at_download/arquivo

Deixe seu comentário.