Dicas de sites para conhecer um pouco mais sobre o vinho

Post date: Nov 2, 2013 1:01:02 PM

Fim de semana chegou, hora de abrir uma boa garrafa de vinho e na companhia de minha amada esposa curtir os dias de folga do trabalho com uma taça na mão. Para quem, como eu, aprecia essa tradicional bebida fermentada do suco de uvas, diversas fontes estão disponíveis para se aprofundar um pouco mais no mundo do vinho (sem precisar se tornar um enochato). Na internet são muitos os sites que apresentam interessantes informações, como os tipos de vinhos existentes, espécies de uva, processos de vinificação, ...

Como disse, são diversas as opções de sites, mas hoje vou recomendar três que sempre que posso gosto de consultar:

Academia do Vinho (www.academiadovinho.com.br): um dos primeiros sites a abordar a cultura do vinho no Brasil, é bem completo, com um conteúdo bem extenso (inclusive um glossário para quem quer tentar entender o "dialeto" das seções de degustação).

Winetag (www.winetag.com.br): uma rede social onde os enófilos podem trocar experiências, avaliar os vinhos que degustou, ler dicas e artigos, participar de fóruns, ... (particularmente, gosto bastante da seção de artigos do site).

Blog do Sommelier Wine (http://www.sommelierwine.com.br): derivado do clube/loja de vinhos Wine.com, não tem um conteúdo tão extenso quanto os outros dois sites, mas traz informações e dicas interessantes, com uma linguagem bem acessível (claros, as indicações de vinhos levam consideração os rótulos disponíveis na loja virtual).

É isso, meus amigos. Um brinde ao fim de semana. Claro, sem excessos.