Palestra sobre EFD na SEFAZ

Post date: May 20, 2014 1:56:26 AM

O evento promovido pela Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (SEFAZ-AM) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM) para tratar sobre a Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI superou as expectativas. Na última sexta-feira (16), em um auditório com 138 lugares, cerca de duzentas pessoas compareceram para receber informações e orientações sobre a escrituração digital.

A primeira parte do evento consistiu de uma palestra que tive a honra de ministrar sobre os Aspetos Gerais da EFD ICMS/IPI no Amazonas, onde foram abordados conceito e principais normativos sobre a EFD, obrigatoriedade, processo de retificação do arquivo digital, livros fiscais abrangidos pela escrita digital, conteúdo do arquivo da EFD e penalidades previstas na legislação do Amazonas. A apresentação usada na palestra pode ser acessada clicando aqui.

Em seguida os participantes puderam tirar suas dúvidas junto à equipe da SEFAZ-AM responsável pela gestão da EFD no Amazonas. Questões sobre a forma como devem ser apresentadas as informações relativas às operações/prestações dos contribuintes no arquivo da EFD e como a SEFAZ-AM pretende tratar o cruzamento dos dados da escrituração digital com a DAM, NF-e e outras bases de documentos fiscais eletrônicos foram temas recorrentes nos questionamentos dos participantes. Algumas imagens do evento podem ser conferidas clicando aqui.

Diante do elevado número de presentes e pelo fato de que algumas pessoas não puderam permanecer no auditório ante a falta de espaço, a SEFAZ-AM programou um novo encontro dos contribuintes com a equipe da EFD. O evento está agendado para o próximo dia 23 de maio (sexta-feira), no horário de 9h às 12h, no Auditório do SENAI Manaus no Distrito Industrial (próx. Bola da Suframa). O convite para o evento pode ser visto no Facebook da SEFAZ-AM clicando aqui.

Deixe seu comentário.