FAPEAM - Incentivos à produção científica no Amazonas

Post date: Jan 14, 2014 11:45:23 AM

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), dentre outras oportunidades, está com dois interessantes editais em vigência para incentivar a produção científica na região por meio de programas.

Um deles é o Programa de Apoio à Excelência Acadêmica - PRÓ-EXCELÊNCIA (Edital nº 18/2013) que tem por objetivo estimular a produção acadêmica de discentes de cursos de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior (IPES) sediadas no Estado do Amazonas. Aqueles que tiverem artigos aceitos para publicação em revistas Qualis A1, A2 ou B1 poderão se candidatar ao recebimento do Adicional Excelência Acadêmica, observando-se as condições estabelecidas no edital do programa. O prazo para para submissão de propostas se encerra no próximo dia 17 de janeiro.

O outro é o Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos - PAPE (Edital nº 32/2013), cujo objetivo é auxiliar a participação de pesquisador, professor ou estudante qualificado em eventos científicos e tecnológicos para apresentação de trabalho inéditos de sua autoria. O auxílio se dá na forma de concessão de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional, conforme condições estabelecidas no edital do programa. O prazo para apresentação de propostas é até o dia 31 de outubro de 2014, conforme período de realização do evento.

Além dessas duas oportunidades citadas, a FAPEAM oferece outras de forma regular, por isso é recomendado que os pesquisadores do Amazonas acessem o portal da instituição para identificar quais programas estão com editais vigentes e as condições de elegibilidade para ter acesso aos auxílios.