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Educação Contábil: Uma fronteira ainda a ser explorada

postado em 6 de nov de 2013 04:36 por Alan Correa
Interessante artigo publicado na edição n. 61 (2013) da Revista de Contabilidade e Finanças da USP procurou evidenciar como os doutores em Ciências Contábeis têm abordado o tema "Educação e Pesquisa Contábil" em suas teses defendidas junto à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP), considerando o período de 2005 a 2009.

Intitulado "A Pesquisa em Educação Contábil: Produção Científica e Preferências de Doutores no Período de 2005 a 2009", o trabalho desenvolvido pelo Dr. Gilberto José Miranda et al a partir da análise do currículo Lattes e das teses defendidas por 203 doutores na FEA/USP identificou que a linha de pesquisa "Educação e Pesquisa Contábil" foi a que apresentou o menor percentual de teses defendidas, com 8% (especificamente sobre o tema "Educação Contábil" o percentual é ainda menor, com 4%), ante, por exemplo, os 37% verificados na temática "Controladoria e Contabilidade Gerencial".

Esse resultado não foi diferente quando analisadas as publicações em periódicos científicos, onde os pesquisadores identificaram uma clara preferência dos doutores por temas que estão mais próximos da profissão contábil em detrimento de abordagens voltadas a questões didático-pedagógicas.

Os pesquisadores alertam para a evidente necessidade de que sejam desenvolvidas ações que visem fortalecer a pesquisa sobre Educação Contábil no Brasil e que os programas de pós-graduação stricto sensu devem ter a preocupação com a melhoria da formação didático-pedagógica de seus discentes, ao lado da formação técnico-teórica e de pesquisa.

Impossível não imaginar nas salas de aula de graduação dos cursos de Ciências Contábeis os reflexos dessa deficiência no campo da pesquisa em Educação Contábil constatada pelo trabalho dos autores do artigo. Estimular a aprendizagem por meio de investigações sobre os problemas existentes no ensino da Contabilidade é uma forma de buscar melhorar a formação de docentes com o domínio de conteúdos relacionados interdisciplinariedade, estrutura curricular dos cursos, ensino à distância, métodos de ensino e outros.